Não sou princesa, muito menos uma khaleesi

Alguém poderia me explicar por de repente, todo mundo começou a falar que prefere ser uma khaleesi a uma princesa? Ou que gostaria mesmo de ser uma khaleesi?


Sei que é ficção, mas isso me incomoda um pouco. Parece que muita gente não anda prestando atenção na história, e Daenerys ficou implantada na cabeça das pessoas como modelo de khaleesi. Bom, é normal que o público em geral pense na garota Targaryen quando se fala o nome esse nome, afinal ela é a única que aparece na história com tal título. Mas eu não consigo aceitar ver fãs da saga - dos livros mesmo - glorificando essa condição.


Se fosse para descrever os dothraki em uma palavra, ela seria "machista". Nessa sociedade, a mulher existe para divertir os homens e parir seus filhos. Daenerys conseguiu se adaptar aos costumes e ser feliz acompanhando o khalassar do seu marido, até aproveitando o seu estado social ligeiramente elevado para fazer as vidas das mulheres um pouquinho menos selvagens. Porém, depois que khal Drogo morre, ela só consegue manter uma parte do grupo e continuar sendo uma khaleesi por causa dos seus dragões. Ela era boa para todos e muitos a adoravam, mas foi só por causa das criaturas que ela manteve respeito.

Eu sinceramente detesto ver fãs de Game of Thrones dizendo que são khaleesis - princesa, nunca! - porque consideram esse título melhor. Bom, não é.  Ambos rebaixam muito o papel das mulheres, deixando-as sempre em um estado de dependência total dos homens. É como se as descrições do Martin não tivessem significado muita coisa, como se não tivessem entendido que Daenerys foi a única com esse título que fez alguma coisa. As outras eram só esposas de seus khals - assim como a maioria das rainhas em Westeros. Ou por aqui mesmo.

Às vezes, quando eu falo disso, as pessoas me dizem para deixar de frescura, porque é tudo brincadeira. Mas não importa que seja, pois isso me mostra que não está se sabendo diferenciar nome de condição. E isso pode ser perigoso... se bem que, no final, acho que algumas pessoas glorificam khaleesi por acharem que esse é o nome da própria. É o que parece...

Comentários

  1. O primeiro livro de GoT não me chocou muito. Eu esperava mais coisas grotescas (E que bom que não aconteceram. Ainda), porém, das poucas coisas que me deixaram de boca aberta, uns 80% são os costumes dos dothraki, que GENTE oO

    No fim das contas, ser princesa ou khaleesi dá quase no mesmo, embora uma khaleesi tenha que passar por mais sufocos. Com relação a poder, realmente, ambas dependem dos maridos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não sei se com vc foi assim, mas comigo os primeiros livros tb foram bem mais """""""""""""""suaves""""""""""""" do que eu estava esperando. pelos comentários, achava que menos da metade dos personagens iria sobreviver ao primeiro livro...

      mas pois é, esse é o ponto - khaleesis não são mimadas e fracas como princesas costumam ser, mas a situação social em que estão é A MESMA. não quero nenhuma dessas vidas

      Excluir
    2. As mortes não me chocam (muito). O que eu não suporto é estupro e maldades com crianças. Fiquei pesaroso no começo porque a maioria dos protagonistas são crianças! Mas até que, nesse primeiro livro, as coisas correram "bem".

      Excluir
    3. Isso é algo que eu acho bem legal - os personagens que a gente vê como criança por causa da idade não passam de pequenos adultos na mente dessa sociedade estilo medieval. garotos de 10 anos já estavam a um passo de se tornarem homens...

      na série, eles mudaram isso DRASTICAMENTE, e não ficou legal não...

      Excluir
    4. Lembro de uma cena em que achei a maior graça, quando a Sansa e a amiga dela olham pra um cara e dizem que "credo, ele é muito velho. Tem quase 20 anos!" Hahahahah Me senti um vovô.

      Eu fico espantando com a Arya, que é MUITO nova. Minha sobrinha tem quase dez anos. Fico olhando para o tamanhozinho dela e tentando enxergar a Arya protagonizando aquelas aventuras todas. NÃO DÁ.

      Nem vou comentar da Khaleesi. Criança mais adulta que já vi.

      Mas imagina se eles colocassem a criançada na série? Imagina a polêmica em colocar uma menina de 12/13 anos pra contracenar ~naquelas~ cenas com o Drogo oO
      Acho que não tiveram muita opção.

      Eu mesmo tento imaginar as "crianças" (Jon, Robb...) com uns 16/17 anos.

      Excluir
  2. Lizzie, associo muito essa sua reflexão a algo que senti lendo Jogos Vorazes. Lembro que me revoltava demais quando via as pessoas se chamando de tributos, dizendo que eram parte dos distritos e tal. Tipo, esse povo não entendeu a gravidade disso? Não entendeu que os adolescentes iriam, quase todos, morrer? Que isso era terrível, desumano e uma forma de dominação? COMO ASSIM alguém quer ser um tributo? Horrível.

    Achei sua reflexão incrível e muito madura. As pessoas muitas vezes se focam apenas na parte de entretenimento de tais obras e deixam de enxergar o contexto em que a história se forma. Em Game of Thrones, uma sociedade machista, arcaica e desumana, em Jogos Vorazes uma ditadura da pior espécie. A leitura abre os olhos das pessoas para novos horizontes, mas tem gente que simplesmente não consegue analisar racionalmente esses horizontes...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Quando o primeiro filme começou a propaganda, teve aquele site lá em que os fãs podiam se inscrever e fazer um teste para descobrir a que distrito pertenciam... eu até me cadastrei e tal mas nunca me pareceu muito certo. hj eu vejo q o pessoal CONTINUA com essa coisa como se os distritos fossem casas de Hogwarts. o q mais me incomoda é ver que não são só crianças, há muita gente mais velha também brincando disso. fantasiar de viver no domínio do Grande Irmão ninguém quer, né?

      e essa questão dos fãs autodenominarem tributos eu nem consigo, é de uma estupidez tão grande que eu quero chorar :( sério, o livro prega justamente CONTRA essa alienação toda, mas no mundo real as pessoas se comportam do mesmíssimo jeito da população da Capital. e os distribuidores só lucrando com isso...

      Que bom que vc gostou do texto! :3 eu postei essa minha opinião num grupo de GoT que participo e quase fui linchada, mas pelo menos a maioria do pessoal respeitou minha opinião :p poucos concordaram, mas enfim...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas