Entediada no Expresso do Oriente

Poirot é um detetive muito chato, nunca consigo me importar com as vítimas, as histórias dos suspeitos sempre me enrolam e o plot twist no final nunca me convence. Para vocês verem como eu não a maior fã de Agatha Christie; estranhamente, adorei The Unicorn and the Wasp. Talvez, a autobiografia da autora tem mais chances de me interessar do que seus romances... ainda assim, quis dar uma chance ao livro que muitos consideram ser o melhor trabalham dela, um que não se fala sobre o culpado nem de brincadeira.

Como o nome indica, a história de "Assassinato no Expresso do Oriente" se passa em um trem, que fica preso em uma nevasca, e durante a noite um dos passageiros é assassinado de um jeito curioso. O tal Poirot, por sorte, estava por lá também, e o crime lhe dá um interessante quebra-cabeça para passar o tempo. Então, todos os passageiros são entrevistados, os rastros curiosos do criminoso são seguidos, o detetive exibe seus truques, dá seu discurso no final, zzzzzz...

No geral, a história é bem pensada. A autora consegue fazer o leitor pensar as coisas erradas para surpreender no desfecho. São muitos personagens mas todos bem construídos, cada passageiro tem uma personalidade única - se não tem, possui histórias ou algo a mais, ficando fácil se lembrar de todo mundo; só que, ao mesmo tempo, quase impossibilita a linha de pensamento para ligar os pontos. Ainda no começo desisti de tentar descobrir a verdade e apenas segui o fluxo, quase que passivamente. Me pergunto se isso é um defeito do enredo.

Quando terminei o livro, vi que tanto a causa como o verdadeiro culpado são realmente boas surpresas, e que poderiam ter estragado a leitura até mesmo dos menos encanados com spoilers. Mas devo dizer que isso não só foi o único motivo para eu terminar o livro, como também foi o único lado bom de tê-lo feito. A leitura foi rápida, Agatha certamente escrevia muito bem, com uma fluidez agradável e até uma ironia aqui ou lá. Não me impediu de cochilar com o volume na mão em um momento. Não quero desmerecer a autora, sei que ela foi importantíssima para a literatura; acho que eu simplesmente não sirvo com as histórias dela.

Comentários

  1. Li 3 livros da AC - O caso dos dez negrinhos, Assassinato no Expresso do Oriente e Cai o pano - e só gostei do primeiro. Odiei os plot twists no final dos outros dois! Ao pegar um policial para ler, minha expectativa é de que, ao final do livro, eu vá me sentir ou muito inteligente por ter descoberto o culpado antes, ou muito desatenta por não ter conseguido. Com ela, eu me sinto enganada, porque ela omite informações importantes. Não tenho a menor vontade de ler nenhum outro.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hum, ela não é a única escritora policial a esconder informações importantes. o Conan Doyle fez isso tb em algumas histórias de Holmes. mas concordo que essa tática nao é a melhor, tira quase toda a graça de ler uma história do tipo...

      Excluir
    2. Essa é o porque de eu não ter gostado tanto dos dois livros que li de Sherlock Holmes (O cão de Baskervilles, outro de contos). Não vou nem falar que gosto da série, porque né, mas mesmo assim eu quero ler os outros livros, todos, por causa dela (antes da terceira temporada, de preferência, pra poder pegar as referêcias e tal) Também li esse de Agatha Christie e A Mansão Hollow, gostei mais do último. Nunca vai ser o melhor livro que você leu em sua vida (pelo menos pra mim), mas é divertido enquanto se está lendo, mesmo que você não goste quando termina.

      Excluir
    3. em Assassinato... teve mesmo algumas partes divertidas, mas no geral foi chato. já nos contos de Holmes, mesmo que por vezes bata essa frustração porque ele adora ver e não comentar nada, tudo fica bem mais divertido por causa da narração em primeira pessoa, pelo menos para mim.

      e algo interessante na série é que os roteiristas tomam cuidado para não cometerem esse erro - por exemplo, a gente não sabe como o sherlock escapou nessa season finale, mas o Moffat e o Gatiss já falaram mais de uma vez que dá para saber como ele conseguiu prestando atenção ao episódio. quando a terceira temporada chegar, com certeza vamos todos assistir Reichenbach de novo para vermos o que deixamos passar <3

      Excluir
  2. Que pena que você não se identifica com a Agatha Christie - eu amo, o que é ótimo, já que ela tem um monte de livros publicados...rs

    ResponderExcluir
  3. Concordo com a sua opinião geral do livro. Também não sou fã do Poirot, acho ele meio sem personalidade, sem brilho próprio. Só li outro livro além desse da autora e preferi esse pelo desfecho, mas acho uma leitura meio genérica. É legalzinho enquanto se lê, mas não o suficiente para prender a atenção e me fazer não querer largar o livro...
    Enfim, gostei da resenha. (:

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas