Metas Nerds Para 2013 Parte I - Desafio Literário


Estou chateada com a minha pessoa até hoje por ter desistido do Desafio de 2012 na metade do ano. Não é como se eu não tivesse tempo...eu só estava com preguiça de fazer as leituras recomendadas. Bom, por um lado, foi bom ter parado antes que os momentos de lazer virassem obrigação.

Dessa vez, eu irei ler para esse projeto  coisas que eu tiver em casa ou na biblioteca que frequento. Dinheiro, não tenho. Então, revirei todos os livros daqui, não só os meus como os de todo mundo, e ainda assim não consegui terminar essa lista! Mas ela se completará mesmo aos poucos, como nas outras vezes. E nem sei se vou conseguir fechar tudo, como nas outras vezes...

Para quem tiver interesse em participar, aqui vai as instruções e tudo mais.
  • Janeiro - tema livre
O Hobbit (J. R. R. Tolkien) [tinha me esquecido que releituras não contam...]

Falando sério, não sei se curti muito essa proposta...tema livre é o que eu sempre pratico, sabe? Acho que teria sido melhor colocá-lo mais para a metade do ano. Então, decidi não ler nada especificamente para o desafio nesse mês, e falar sobre esses dois livros que já estavam na lista imensa de resenhas literárias para serem feitas.

  • Fevereiro - livros que nos façam rir (a.k.a. de comédia)
A Abadia de Northanger (Jane Austen) *
??? Edit: Ed Mort - todas as histórias (Luís Fernando Veríssimo)

Olhei todas as minhas listas de espera, examinei todas as estantes da casa, procurei algo que me interessasse na biblioteca e...nada me interessava. Situação igualzinha à da Lu Coruja, nenhum livro aqui em casa é exatamente de comédia. Essa obra da Austen, que quero ler há um tempão, é o que mais se aproxima dessa proposta por ser bem irônico. Já li as primeiras cem páginas, e o sarro que a autora tira com os romances é HILÁRIO. Sugestões para o segundo livro do mês...?

  • Março - animais protagonistas
The Call of the Wild (Jack London)
Caninos Brancos (Jack London) *

Eu tenho muita afeição por cachorros, e quase morro de desidratação com histórias que os envolvam já que eles sempre morrem no final (por vezes, no começo). Já nas obras do Jack London, pelo o que eu ouvi falar, o cãozinho tem toda uma jornada a percorrer, seja ela em direção aos humanos ou à vida selvagem, e a sua morte não é o ponto principal do enredo - como muitos o de outros parece ser. Vamos ver se é tão sensacional como disse a Tati.

  • Abril - uma ou mais estações do ano
A Caminho do Verão (Sarah Dessen)
O Rei do Inverno (Bernard Cornwell) *

Ah, esse foi bem mais fácil de escolher, estão bem à vista na estante! O Nem Um Pouco Épico conseguiu me convencer a dar uma chance à Dessen, uma autora que eu nem conhecia. Faz tempo que não leio um YA, e acho que preciso voltar a esse gênero; já o livro sobre o Rei Arthur foi abandonado esse ano mesmo. Detestei a ideia de não ser o próprio a narrar a história, mas quero tentar outra vez (poxa vida, não comprei a trilogia inteira à toa!).

  • Maio - livros citados em filmes
???
??? Edit: Assassinato no Expresso do Oriente (Agatha Christie)

Argh, eu não sei!!! Adoro catar por aí o que os meus personagens preferidos leem, mas dessa vez estou completamente sem ideias, mesmo ampliando o alcance para seriados, desenhos e até outros livros. Se alguém tiver sugestões, por favor, iluminem-me!!

  • Junho - romances psicológicos
O Vermelho e o Negro (Stendhal)
O Tigre na Sombra (Lya Luft)

Novamente, escolhi  a obra tão bem falada do Stendhal só por tê-la na minha estante. Não sei do que se trata, mas na época em que eu comprei pareceu muito interessante. Para esse mês, estou mais ansiosa para a Luft mesmo. Minha professora de literatura falou tão bem desse livro, e eu me identifiquei tanto com a situação da protagonista, que decidi que precisava lê-lo. Também estou curiosa para ver se eu vou detestar a autora como tanta gente por aí.

  • Julho - cores nos títulos
Para Sempre de Azul - O 4º Verão da Irmandade (Ann Brashares)
???

Eu adoro a série da "Irmandade das Calças Viajantes", mas estou enrolando com o terceiro volume há décadas, enjoado demais. Os dois anteriores foram tão bons...! Vamos ver se até lá eu já estou pronta para o penúltimo livro.


  • Agosto - vingança
???
???

Eu não tenho nenhum livro de vingança aqui!! Será que contos valem? Tenho o Cânone completo de Holmes aqui, posso achar algumas historinhas isoladas...

  • Setembro - autor português contemporâneo
As Intermitências da Morte (José Saramago)
???

Aff, os vídeos do TinyLittleThings não param de engordar minha lista de espera...bom, esse eu preciso ler de qualquer jeito. Tenho meus desentendimentos com a morte, e gostaria de resolvê-los. Ou, no mínimo, aceitar a figura melhor em minha vida, e a proposta desse livro é magnífica. Veremos se me dou bem com Saramago.

  • Outubro - histórias de superação
???
???

Talvez minha biblioteca não seja tão variada como eu pensei que fosse...

  • Novembro - livros banidos
O Senhor das Moscas (William Golding)
Cândido (Voltaire)

Só soube da obra máxima de Golding por causa de "Jogos Vorazes" mesmo. Comecei a ler uma vez e, mesmo não tendo chegado até o fim, parece ser muito legal. Crianças não são inocentes; em situações do tipo, então...
Já "Cândido" está aqui comigo mas não lembro direito porque me interessei tanto por ele, somente que alguma resenha por aí colocou na minha cabeça que eu deveria lê-lo logo. O fato de ser uma paródia deve explicar alguma coisa.

  • Dezembro - natal
A Aventura do Pudim de Natal (Agatha Christie)
???

Nunca me dei muito bem com as obras da Christie, as resoluções sempre me deixaram frustrada. Mas esse é o único livro a ver com natal aqui em casa, então vai esse mesmo. Também me ajuda a seguir com uma das minhas metas de vida - ler todos os livros aparentemente legais que meu pai tem.


Ah, tanta coisa para ser feita antes do fim do mundo e eu no tumblr...

PS: O asterisco (*) equivale à fail.

Comentários

  1. Li o texto movendo a cabeça das suas "???" para minha estante pra ver se eu conseguia te ajudar em alguma coisa mas "Talvez minha biblioteca não seja tão variada como eu pensei que fosse..." rs

    Eu adoro uma comédia mas, gente, acho que não tenho nada aqui. Ou nada que te interesse muito. Não sei se o meu "Sincero" se encaixa muito em comédia.
    Ah, tenho "O Garoto da Casa ao Lado" da Meg Cabot, comédia romântica e mesmo que você odeie a Meg (Não estou dizendo que é o caso) pode ser legal pelo formato em e-mails. Tem também "Pobre Não Tem Sorte" da Leila Rego com sua capa ROSA... Que é oficialmente é da minha irmã mas ela empresta, sem problemas, caso você queira.

    Livro citado em filme só clássico mesmo. Se fosse autor citado em filme, eu recomendaria John Grisham (é citado em séries e desenhos, pelo menos). Você já leu Orgulho e Preconceito e Harry Potter... Er, não sei.

    O que é um romance psicológico? oO

    Os únicos de cores que tenho é "Um Estudo em Vermelho" que você já deve ter lido e "A Pirâmide Vermelha" do Rick Riordan que nem sei se vale para essa categoria.

    Histórias de superação... Acho que só tenho A Cabana, que você também já deve ter lido. Ah, tenho também Corajosos (Randy Alcorn) mas até Outubro é bem capaz dele já ter sido trocado.

    Nunca li um livro de Natal oO

    Er... Acho que não consegui ajudar muito mas boa sorte aí com o desafio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que isso, valeu mesmo com a ajuda, mesmo que nenhuma sugestão tenha me interessado! XDD talvez eu possa tentar esse da Meg Cabot, faz eras que não leio algo dela... e valeu por ter citado o John Grishan, aonde exatamente ele foi citado?

      E romance psicológico, pelo o que eu sei, é quando a história dá mais ênfase aos conflitos psicológicos dos personagens. Os acontecimentos externos são importantes, mas não tão cruciais e poderiam ser substituídos por outros facilmente. Imagino que alguns do Machado como Dom Casmurro se encaixem aí.

      Excluir
  2. Oi! Dá uma olhada na minha lista, quem sabe te ajuda rs
    Já li A Abadia de Northanger e, desculpe, não achei que é um livro par rir, é mais "Sessão da Tarde" rs Um livro par vc rir: "Melancia". Abraço!
    Andrea.
    http://caixinhadadea.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah, eu ri demais com o começo desse livro, sarcasmo da Austen tá no maior nível possível!! Acho que vai ser ótimo; e quem não gosta de uma sessão da tarde? ^^
      Vou ver a sua lista, e a de todo mundo.

      Excluir
  3. FELIZ Natal e um EXCELENTE 2013!
    Que coisas boas preencham esta época natalícia e todo o novo ano. Estes são os votos da equipa do blog Snail Trail.


    P.S. - Você faz parte da equipa do Sherlock Brasil, né? Não sei se o problema é nosso, mas não conseguimos comentar mais no blog, porque o captcha é cortado pela caixa para comentar e o blog não nos permite postar o comentário sem respondermos ao captcha.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Feliz natal para vocês todos também!! \o/

      Sobre os comentários, eu vou falar isso com o pessoal. Quando for resolvido, eu aviso lá no site! ^^

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas