Traumatizante? Só um pouco...

Meme Literário de Um Mês - vigésimo quarto dia

Cite um livro que você achou que não iria gostar e acabou adorando.

Depois de ouvir depoimentos de milhões de estudantes sobre como a obra é um sacrifício para ser lida, com seu  vocabulário estressante e história interminável, eu achei que também iria entrar para o grupo dos traumatizados por "Vidas secas". O que realmente aconteceu foi uma verdadeira admiração pelo livro, sendo que eu só li por causa da escola.

Eu admito que me lembro pouquíssimo sobre o Modernismo, ou sobre o próprio Graciliano Ramos, mas a história não foi esquecida. Logo no primeiro capítulo seu coração se aperta por causa do que os personagens precisam passar, sempre buscando desesperadamente a maneira mais fácil de sobreviver. O título não mente, mesmo quando há um pouco de bonança é um mundo tão seco que eu não suportaria um dia.

E nem vamos falar da Baleia, pelo amor de deus. Ela é o motivo pelo qual eu não assisti o filme. Nem pretendo, acho que iria ter um troço.

Eu recomendo demais esse livro, é simplesmente fantástico, emocionante e...real demais. Não é exatamente divertido, mas não era para ser, certo? Às vezes é preciso sofrer com literatura também.

Não é possível que meu olhos já estejam lacrimejando...enfim, simplesmente leiam.

...!!


Fonte do meme literário.

Comentários

  1. Eu comprava volumes de uma coleção semanal. Nela veio Vidas Secas. Eu já era fã de Graciliano Ramos por "Angústia" (se não me falha a memória, um livro escrito para participar de um concurso literário e - se a memória não me abandona de novo - acabou ganhando) e os breves textos que apareciam nos livros didáticos da escola. Vidas secas é mesmo pungente. Mas nem todo dia é dia de festa. Obrigado pela lembrança. Abraços. Daniel.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas