Minha relação com quadrinhos


Meme Literário de Um Mês - quinto dia

Você costuma ler graphic novels e/ou gibis? 


Quando eu era criança, minhas leituras se resumiam às histórias da "Turma da Mônica", desde o bairro do Limoeiro até o grupo da Tina, passando pelo Astronauta. Mickey só tinha graça quando era desenho animado; no máximo, eu ampliava o círculo para os gibis do "Tom e Jerry", ainda que ver o gato e o rato falando me incomodasse um monte.

Cresci, abandonei os quadrinhos e fiquei nos livros infanto-juvenis. Até que eu comecei a andar com um pessoal otaku, passando a ler tudo quanto é mangá. Até hoje adoro o CLAMP e sua tara por yaoi; me identifico com as histórias hilárias, dramáticas, maravilhosas da Ai Yazawa; venero o traço do Takeshi Obata para sempre. Enfim, apesar de admirar e até desejar alguns quadrinhos japoneses, não ando numa fase com clima  (leia-se paciência) para lê-los. Talvez eu tenha simplesmente enjoado durante a adolescência...

Já graphic novels eu nunca prestei muita atenção. Li alguns na escola, adaptações de clássicos da literatura brasileira. Não curti, e por causa do traço mesmo. Sei lá, só eu acho os desenhos desse tipo de quadrinho muito...feios? Posso não ter parado para ler de verdade ainda mas já folheei vários pela livraria, e nenhum me chamou a atenção: todos parecem tão iguais, e a arte parece tão desesperada para parecer real que tudo fica muito falso. Por isso que eu acho o traço de Scott Pilgrim tão maneiro - é tudo bem simples e combina com a história (só que o filme é mais legal, não posso fazer nada).

Bom, respondendo diretamente à pergunta do meme: hoje em dia, não. Mas planejamentos não faltam. Apesar do meu pequeno preconceito contra graphic novels, quero demais ler Sandman. Tudo culpa de todo mundo, não vejo NINGUÉM não falar sobre como esse quadrinho é uma obra-prima, o melhor trabalho do Gaiman, etc. etc. Também pretendo voltar a ler mangás - ou, pelo menos, reler aqueles que estão aqui em casa, em especial "Ouran High School Host Club". Ainda nem peguei o volume final, justamente porque quero a história inteira na cabeça antes disso. talvez seria melhor começar isso logo, não?

Minha prateleira de mangás, ligeiramente abandonada :(


Quer saber do meme literário? Clique aqui.

Comentários

  1. sera q vc realmente nao tem mais paciencia de mangas ou vc nao ta mais envolvida com mangas pra ler coisas novas.
    so pra citar os criadores de death note ja lançaram bakuma,hikaro no go .vc tmb citou a ai yazawa q realmente nao tem feito nada mas um dos shojos mais vendidos do mundo e kimi no todoke.
    as vezes perdemos o encanto mas titulos bons e semelhantes aos antigos existem.
    né nao.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. com certeza! só porque deixei de gostar não quer dizer que não continuo a estimar a arte do mesmo jeito que antes.
      eu bem queria ler Bakuman, é de autoria ótima e com um enredo lindo, mas é tãããão longo! T-T e a pobre Ai Yazawa não consegue mais desenhar nada - os volumes finais de Nana eu não perderia por nada!! Espero que ela consiga finalizar...

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas