Leitura de Halloween

Meme Literário de Um Mês - último dia

Qual foi o melhor livro desse ano?

Os piores são sempre mais fáceis, sabe? Não consigo escolher só um para ser o favorito do ano, vou simplesmente falar sobre o último livro lido, que com certeza foi um dos melhores de 2012.

"Nothing" é uma obra dinamarquesa que, para mim, não se encaixa em nenhuma estante da livraria. O gênero que mais se aproxima seria "terror". Não por conter elementos sobrenaturais que nos dão sustinhos aqui e ali, mas sim por mostrar até aonde o ser humano consegue ir para achar um significado na vida, usando crianças de 13 anos para ilustrar a situação.

Bom, tudo começa quando um garoto decide que nada importa e que o melhor a se fazer e sentar no chão e esperar a morte. Ou, nesse caso, numa árvore. Decide espalhar a boa nova para as pessoas de sua pequena cidade lá de cima mesmo, jogando frutas em suas cabeças e espalhando os fatos. Afinal, de que adianta viver se nós temos o DNA praticamente igual ao de um chimpanzé? Se começamos a morrer no momento em que nascemos? Se o universo vai se fechar num big crunch no final de tudo? O esforço não vale à pena.

Essa capa...ela tem tão pouco a ver com tudo...
Eis que seus colegas de classe decidem mostrar ao garoto que a vida é sim muito válida. E assim nasce a pilha do sentido, formada por diversas coisas consideradas cheias de significados para cada um. Claro que nada ali foi colocado sem sofrimento. No começo, objetos pessoais como livros e sandálias eram selecionados. Porém, tudo acaba saindo do controle. Muitos esquecem do cara da árvore, e escolhem sacrifícios mórbidos por vingança do que tiveram que enfrentar para dar sua contribuição à pilha - que chegou ao ponto de conter coisas perecíveis.

É preciso passar por aquilo tudo para conseguir achar o mínimo de sentido na vida? Um que, dependendo das circunstâncias, vai desaparecer com o tempo? Que, pior, não tem nada a ver com você, mas com outro? E é daquele jeito que devemos lidar com aqueles que não compartilham da nossa opinião? As consequências são totalmente catastróficas, e te faz parar para pensar em como humanos podem ser tão idiotas, não importando a idade. Eu juro que ainda não superei a cena da açougueira, e muito menos como aquela babaquice toda terminou.

Cada pessoa, ao longo da vida, encontra o sentido para ela que lhe convém. É inútil tentar descobrir algo que seja igual para todos.

Leiam esse livro. Lembrem-se que o freezer pode ser necessário.

Fonte do meme literário.

Comentários

Postagens mais visitadas