Defina "grandeza"

Meme Literário de Um Mês - décimo primeiro dia

O que faz um grande escritor? O que faz um grande livro?

Pergunta mais difícil de ser respondida até agora, claro ou com certeza? Imagino que ninguém dará a mesma resposta...bom, na minha opinião, um grande livro é aquele que, mesmo tendo sido mal escrito (que eu entendo como: desenvolvimento de personagens ruim, gramática mal trabalhada e vocabulário pobre) envolve o leitor de tal maneira que ele esteja sempre adiando os compromissos para poder ler um capítulo a mais. Que consiga abrir a mente dele a coisas totalmente novas, fazendo-o questionar suas próprias ideias e talvez mudar de opinião sobre um ou mais assuntos. Mais ainda, que o deixe com ótimas lembranças da leitura.



Imagino que posso estender isso um pouco mais: se alguma obra conseguir isso tudo com uma quantidade considerável de pessoas, alcançando uma fama enorme ao ponto de mudar ou começar a mudar a cabeça de todo mundo, a inspirar modinhas, etc., na minha opinião pode ser considerado um grande livro. Ainda que seja ruim. Sendo assim, "Cinquenta tons de cinza" é um grande livro. Também incluiria "Harry Potter", "Peter Pan", os livros de Sherlock Holmes, "Orgulho e preconceito", "Frankenstein", "O mochileiro das galáxias", "O diário de Anne Frank", "Os homens que não amavam as mulheres", e por aí vai...

Um grande autor é mais difícil de definir...acho que seria aquele que conseguisse escrever mais de um livro que seja tão envolvente e intrigante - não necessariamente ficando famoso por causa deles. Mas se formos novamente colocar classificação em relação a uma sociedade, eu diria que um grande autor fosse aquele que acabasse sendo facilmente conhecido pelo nome, sem precisar ter a obra citada. Meus exemplos: Shakespeare, Machado de Assis, Jane Austen, Martha Medeiros, Agatha Christie, Mark Twain, Isaac Asimov, José Saramago...


Saiba mais sobre o meme.

Comentários

Postagens mais visitadas