Três porcento

A implicância de vários pseudo-cults em relação à produções nacionais me incomoda muito. Eu entendo que boa parte da TV aberta é praticamente dispensável, especialmente aos domingos. Mas dizer que não há NADA de interessante feito aqui é ignorância demais - uma pesquisa básica mostra, por exemplo, seriados daqui que são excelentes. Desde alguns que vieram da Globo mesmo (como "Capitu" e "Maysa - quando fala o coração") até aqueles que vemos no Youtube (como "Eu não quero voltar sozinho", que é LINDO DEMAIS).

"3%" é um dos meus seriados favoritos - sendo que essa produção, na verdade, é um protótipo de seriado. O piloto foi feito ano passado e até agora não teve continuação, por falta de patrocínio. E eu realmente não consigo entender o porquê dessa dificuldade, será que ficaria muito caro? A história definitivamente não tem a ver com isso, tenho certeza de que faria sucesso na televisão (já fez pela internet!), por ser de um estilo bem diferente ao que estamos acostmados.


Esse seriado se passa num país fictício que é dividido entre o Lado Bom e o Lado Ruim. É neste último onde a maior parte da população (sobre)vive em lugares apertados e condições não muito divertidas. Essas pessoas crescem escutando histórias maravilhosas do outro lado, onde moram as pessoas trabalhadoras e merecedoras de uma vida confortável. Como esse pessoal rico tem um "coração muito bom", todos os anos é oferecido uma chance aos jovens que vivem na pobreza do Lado Ruim para sair dessa situação, se mudando para o lugar legal.

Todos os que decidirem tentar a sorte tem que cumprir e vencer uma série de tarefas num processo de seleção um tanto desanimador. Nos participantes são testados força física, intelectual e emocional; somente três porcento deles saem vencedores.


Não é exatamente uma novidade ver em uma distopia elementos como uma competição entre as pessoas mais pobres, menos ainda um país aonde os ricos são completamente separados dos outros. Mas isso não é problema nenhum no seriado, pois o roteiro consegue trabalhar todos de uma maneira muito legal. A visão de mundo que a população desse país tem ficou bem definida com pequenos detalhes - por exemplo, os participantes não tem vestiários separados por sexo, e as pessoas do Lado Ruim são "prestadoras de serviço", nunca "trabalhadoras". E, aparentemente, nem têm telefone.

As provas do processo nesse piloto foram simples, mas sensacionais - a primeira é uma conversa perturbadora que aumenta ainda mais o abismo entre moradores de cada Lado. A segunda é uma corrida de artes manuais. A única regra é montar o maior número de cubos de papel. Montar cubos de papel, gente!! Eu assisti ao episódio três vezes, e em todas fiquei acompanhando à prova numa ansiedade enorme, sabendo quem ganharia, como ganharia, e tudo mais. Imagina como seria os outras tarefas??!

Paro por aqui antes de soltar algum spoiler tenso; deixo aqui o piloto completo e a esperança de algum dia terminarem essa história, nem que seja por meio de fanfics!!

O texto foi escrito para o Especial Nacional, criado em homenagem ao dia 7 de setembro e com o objetivo de divulgar o que há de bom que foi produzido por aqui mesmo. Para saber mais sobre o projeto, clique aqui.

Comentários

  1. concordo com vc q nem td oq produzido no brasil é ruim,depois ate darei uma olhada nesse 3%,porem na minha opiniao td oq a rede globo produz nao tem cara de serie e sim de novela e acho extremamente chato tudo o que ela produz.
    apesar de concordar contigo que o conteudo de series produzidos no brasil nem sempre ser ruim acho o que a globo produz ser extremamente chato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa parte do que a Globo produz é chato mesmo, mas nem tudo - tem uma ou outra novela que é boa pra caramba, tipo Corcel Encantado. e os seriados que ela vem produzindo são bem interessantes - pena que esses só passam praticamente de madrugada e nem todo mundo consegue ver...

      Excluir
    2. exatamente, duvida:
      Primeiro,esse3% e so no youtube ou tem outra alternativa para ver?
      segundo,ta sendo produzido vai ter final comenta mais sobre como ta a produçao



      att.
      vitorio

      Excluir
    3. só no Youtube mesmo. e só foi produzido esse episódio. os produtores precisam de patrocínio para continuarem, e nada até agora...

      Excluir
  2. Logo no primeiro episódio eu já pensei "Será q o outro lado vale a pena?" Mas realmente a gente não sabe o desespero que é viver em condições como as que eles vivem. Devem achar que NADA pode ser pior que aquele modo de vida.
    Fico triste que algumas produções nacionais independentes malvistas por pessoas que realmente não querem ver coisas novas. "Aí, George Orwell está revirando no túmulo!" comentários desse tipo me deixam triste.
    Tomara mesmo que alguém veja o potencial do piloto e que os outros episódios sejam produzidos.
    Ah, existe outra série nacional que está esperando para ser produzida, a animação "Depois do Fim do Mundo", mais caricata e cheia de referências a cultura pop.
    http://www.youtube.com/watch?v=2UCQQiBAy1Q

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não só as más condições que eles vivem contribuem para isso; o jeito que eles são bombardeados pelas histórias maravilhosas da vida do lado de lá tb ajuda nesse pensamento. isso é frequente na vida real tb...
      eu não sei se a série ainda tem chances de continuar. mas me pergunto se a HBO não se interessaria!

      e essa animação tem que continuar também!!! cara, tem até o Tyler Durden! :D lol impossível aparição melhor.

      Excluir
  3. Eu já quis assistir, mas desanimei quando soube que só havia o piloto =/
    Realmente, apesar de a maior parte da programação da TV aberta ser lixo, as séries da globo costumam ser bem boas. Sou apaixonada por A Casa das 7 Mulheres e JK.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. assiste o piloto mesmo assim, Cíntia! vale muito à pena.

      Excluir
  4. Lizzie, obrigado pela postagem, pois foi uma grata surpresa esse piloto.
    Realmente deveria continuar.
    Sobre o "lado de lá ou lado de cá", não é diferente na vida; o tempo todo nos bombardeiam com a informação de que isto ou aquilo é melhor e você deve passar por provas. Nem sempre sabemos se o dito é fato ou propaganda. Mas como nunca estamos satisfeitos, lutamos por uma "medida salvadora".
    No episódio, o rapaz que passou totalmente indiferente à antiga namorada pode dar uma dica sobre o que virá depois da passagem.
    Muito bom mesmo! Gostei. Abraços.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que bom que vc gostou!! \o/
      eu concordo com você - a mídia, em formato de filmes e seriados de tv, por exemplo, nos mostra tanto um certo estilo de vida como certo e mais perto da felicidade que deixa todos aqueles longe dessa realidade deprimidos. mal sabem que esse modo de viver tb pode ser frustrante.

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas