Cursos estrangeiros são legais!

Pelo jeito, o início desse tal Writing Prompt Challenge foi meio fracassado. Estou completamente sem vontade para continuar. Voltarei com o desafio quando o meu cérebro aceitar que trabalho e paciência são necessários para escrever ficção, além de uma dose legal de criatividade.



De qualquer jeito, estou profundamente enjoada de não ter aulas - ócio cansa, minha gente. Pra caralho. A greve dos professores vai demorar o ano para ser resolvida e eu nunca vou entrar na faculdade. Decidi então me ocupar com um curso americano online chamado "Fantasy and science fiction: the human mind, our modern world". É sobre literatura fantástica e de ficção científica, oferecido pela Universidade de Michigan e tem 10 semanas de duração. Basicamente, os alunos leem um monte de coisa e escrevem curtos ensaios sobre as leituras e algo que foi aprendido por elas.

Já estou apaixonada por isso! No momento, mais pelos meus colegas "de classe", que são muitos. Muitos mesmo, eu chuto mais de dez mil estudantes que vem de tudo quanto é canto do planeta e todas as idades possíveis. Esse fato deixa as discussões sobre as leituras, o curso e tudo mais incríveis. Às vezes, tenho até um pouco de vergonha de falar sobre minhas insignificantes opiniões... imagino que já tenha aprendido um bocado nessa primeira semana. E a quantidade de brasileiros presentes é absurda, o que me deixa mais feliz ainda. Sempre bom poder discutir em português de vez em quando!

Se bem que a leitura da vez não foi a melhor: contos de fada dos Grimm. Odeio contos de fada. Admiro o valor cultural que eles exerceram, exercem e vão exercer na existência da humanidade, mas é só. Acho as histórias chatas e com simbolismos e morais irritantemente apresentados. De todos os selecionados pelo curso, só curti dois: "O músico maravilhoso", por causa da relação que fiz entre o conto e "Sherlock; e "O rei da montanha dourada", que tem um enredo muito legal e um final bem, hãã, cômico.

A minha primeira tese da semana já foi escrita e entregue. Sou uma aluna exemplar, só que não - fiz logo só para ficar livre mesmo. Se o tema fosse mais empolgante, entregaria no último minuto dando o melhor de mim no texto...mas isso melhorará com o tempo. Como próximas leituras estão marcadas "Drácula", "Frankenstein", "Pequeno irmão", Princesa de Marte"... imagino que vou chegar no curso de Letras minimamente preparada!

Todo mundo que curte literatura deveria dar uma chance. O melhor desse curso é que ele é uma obrigação descompromissada, já que é de graça. Não há perda se você tiver que abandonar, mas como quem entra curte o assunto, vai querer seguir tudo certinho até o fim. E, se completar, recebe certificado! Certificado estrangeiro, é chique demais!






Eu achei isso no site do Coursera, que reúne trocentos cursos grátis. Só tem coisa boa para todos os gostos. Se você não curte humanas, dá uma olhada na seção de informática, ou exatas, ciências biológicas... tem curso de física, história, finanças, música, videogame, criptografia, design, contraceptivos, auto-ajuda, alimentação equina...! Dá vontade de estudar tudo. E não precisa de nada para começar, além dos óbvios inglês intermediário (pois você vai ler, escrever e assistir aula só nessa língua) e conexão com a internet (porque né).

Comentários

Postagens mais visitadas