Desafio Literário 2012 - O perfume

Serial killers. Não fiquei muito animada com esse tema do Desafio não... estava totalmente fora do clima, e a tentativa de ler “O silêncio dos inocentes” foi incrivelmente irritante. Peguei esse outro somente para não passar o mês em branco, e que surpresa ótima foi! Agradeço de coração à todos que me indicaram.

Essa obra é muito diferente da maioria dos livros sobre assassinatos em série. Não é policial e os crimes não são o ponto principal do enredo. É simplesmente a história do assassino, vez ou outra tem até um ar biográfico. O alvo dos comentários é um cara francês chamado Grenouille. Ele nasceu rejeitado e assim o foi durante toda a sua vida. Não que isso tivesse alguma relevância, sabe. As outras pessoas e suas opiniões eram nada. Grenouille se importou durante toda a sua vida somente com Grenouille e seu bel-prazer.

Nenhum tipo de odor era emanado de seu corpo, mas seu olfato era terrivelmente sinistro – não só conseguia sentir e identificar diversos cheiros que se originavam a quilômetros de distância, como também nenhum que fosse capturado pelo seu nariz era esquecido; conseguia trazer algum da mente e senti-lo a qualquer hora, do mesmo jeito que eu pego para reler um livro da minha estante. Um dom do qual ele se orgulhava, a única coisa que fazia sua vida valer a pena.

A narração de “O perfume” é incrível; não tem nenhum vocabulário mais complicado, mas nem por isso deixa de ser rica. E Süskind escreve para se entrar mesmo na história. Teve uma parte um pouco mais entediante – quem já leu sabe muito bem qual é – mas até essa foi ótima. Eu duvidava um pouco de vários comentários que diziam sobre como as páginas pareciam cheirar a tudo o que era capturado pelo nariz de Grenouille. Acabou que eu agora digo a mesma coisa. Paris devia mesmo feder tristemente, mesmo com tantos perfumistas empregados.

Paris e violetas e cavernas, acho que o cheiro disso tudo ficou bem claro para todos. Mas e o aroma que Grenouille achava ser tão incrível, como será que os leitores o sentiram? Para mim, era algo bem doce e um pouco forte, mas isso porque esse tipo de perfume me agrada. Tenho certeza de que outras pessoas tiveram ideias bem diferentes de como ele seria.

O livro não é só odores, há também uma descrição muito bem feita da sociedade francesa do século XVIII – que não é assim tão diferente da atual. Só muda mesmo a cultura e a ciência, pois a hipocrisia e o egoísmo não somem nunca. O mais bizarro é que o autor coloca essas nossas (sim, nossas: dele e dela, minha e sua) características desprezíveis de um jeito hilário. Bom, eu pelo menos achei. E só fica ainda mais macabro depois do destino daqueles personagens que nós vemos serem influenciados por Grenouille.

Acho que vou parar por aqui, a resenha já está ficando grande demais. Só que isso o que eu falei até agora não é metade do que há para falar sobre essa obra. "O perfume" foi a melhor leitura de 2012 até agora. Uma historia excelente, bem original e perturbadora. 

Comentários

  1. Que legal!
    Eu estou curiosa para ler esse livro :D

    ResponderExcluir
  2. Já viu o filme, Lizzie? Achei bom. Claro que não se compara com a riqueza do livro, mas não me decepcionou completamente.

    Se eu soubesse que vc queria ler algo sobre serial killer, indicaria Chelsea Cain. A serial killer dela é uma mulher... muito bom. Mas "O Perfume" também é maravilhoso.

    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ainda não Renata, mas pretendo ver algum dia. Fiquei curiosa para saber como o pessoal pôs para as telas um livro com tanta descrição e poucos diálogos.
      E uma serial killer mulher, por que é tão raro disso acontecer? Acho que lerei esse tb.
      Beijo! \o

      Excluir
    2. Não sei porque é raro, mas é né?

      Acho que vc vai gostar. Logo vou colocá-los para trocar no blog. Fica ligada lá.

      Bjs

      Excluir
  3. To louca pra ler esse livro, mas como não tinha na estante acabei deixando passar :\

    Adorei a mudanã no blog :3
    Gosto de layouts mais escuros, e essa aqui tá bem bonito!

    beijo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não deixe passar quando tiver! Vale muito a pena!
      E valeu, haha também gostei da nova aparencia ^^ mas deu um trabalho para encontrar o clima certo...
      Beijo!

      Excluir
  4. Eu amo esse livro. Uma experiência de leitura marcante. Que bom mesmo que gostou!

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas