Desafio Literário 2012: Marina


Bom, vamos começar essa história de vlog literário antes que eu acabe desistindo. Comentários não só sobre o livro, mas também sobre como eu posso melhorar a qualidade dos próximos vídeos são muito bem vindos!


Comentários

  1. Lizzie! Conforme prometi a você nos comentários do LLM, vim aqui e assisti ao seu vídeo. Curioso que você não tenha gostado de Marina... Acho que você é a primeira pessoa que eu vejo, na blogosfera, tecendo críticas negativas ao livro. Eu cheguei a começar a ler o "A sombra do vento", mas acabei deixando o livro ao lado por uma questão de incompatibilidade temática: o autor realmente tem esse vocabulário extraordinário que você citou, mas eu tenho certo trauma com personagens cujo objetivo é desvendar a vida de alguém do passado. Já leu uma obra chamada "Lago dos Sonhos", da Kim Edwards? É exatamente sobre essa pesquisa relacionada a alguém que já se foi, e é um livro absurdamente chato. Graças a ele, o tema me parece insuportável nos dias de hoje...

    Entretanto, reconheço a habilidade do Zafón enquanto escritor e, por isso, ainda estou disposto a ler os outros dos livros dele - Marina e O Jogo do Anjo - antes de criar uma opinião definitiva a seu respeito. Certamente prestarei atenção aos fatores que você citou (casas mal-assombradas, a repetição de sequências de ações etc) durante a minha análise!

    E, se eu puder dar alguma dica em relação ao seu discurso, diria para você tentar variar um pouquinho o seu tom de voz! Eu faço os meus vídeos todos no mesmo volume, mas a verdade é que tudo fica bem mais atraente quando você permite que a sua voz destaque os pontos mais importantes. Use uns gestos também, haha! A sua articulação é ótima e você constrói frases com bastante facilidade; acho que só precisa tornar o discurso mais... entusiasmado (?)

    Bom, você entendeu, haha.

    Até mais!
    Robledo || http://livrosletrasemetas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Robledo, fico tão feliz por ver um comentário sobre o vídeo no mesmo dia em que eu o postei! \o/ Valeu mesmo!

      Não, nunca li esse livro da Edwards, mas sim outro, O guardião de memórias, e eu achei bem legal. Mas tente dar uma chance à Sombra do Vento daqui a algum tempo! É bom demais, com certeza vale a pena mais uma tentativa, apesar do que eu falei no video.

      Eu também achei que seria a única a criticar Marina, mas achei hoje outras críticas a esse livro comentando algo parecido com o que eu achei. Não estou sozinha! Mas realmente a esmagadora maioria está amando a obra...

      Enfim, gostei muito das suas dicas, tentarei usá-las no meu próximo vídeo! E sim, pode deixar que eu entendi XD

      Beijo!

      Excluir
  2. Oi, Lizzie

    Passei aqui por acaso e vi o vídeo até o fim. Sobre o livro... er... Nunca me interessei por nada desse autor, então já não esperava nada de mais.

    Eu ri da dica sobre o vídeo do Robledo porque achei a mesma coisa, se bem que eu achei engraçado seu jeito de falar sobre esse livro. É difícil falar entusiasmado de um livro que a gente não gostou, mas ficou na minha mente a imagem de que esse livro é bem chato por causa do vídeo oO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Felipe! Fico feliz por ter assistido o video!
      Bom, e também que bom que eu transmiti exatamente o que eu achei do livro XD mas acho que quem nunca tenha lido nada do autor, possa curtir esse bem mais. Mas A sombra do vento sempre merece uma chance, se você um dia for ler algo do Carlos.
      Beijo!

      Excluir
  3. Oi lizzie! que legal essa tua iniciativa de vlog. Também tava afim de fazer sóra ver como me saio :P

    estou lendo marina ainda, por isso vou ver teu vídeo depois :)
    beijo!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Mione! Obrigada por comentar aqui!
      Se você fizer, me mostra que eu gostaria de ver. :)
      Beijo!

      Excluir
  4. Bom, quanto à tua resenha. Estranho, porque foi exatamente o jeito que o Zafón discorreu sobre a história que me prendeu.
    Talvez, se eu tivesse lido a sombra do vento antes, pudesse ter me decepcionado. Posso dizer que minhas expectativas foram atendidas, porque não achei que seria uma história "MEU DEUS DO CÉU, MELHOR LIVRO QUE JÁ LI NA MINHA VIDA" xD Achei que seria uma história boa, e realmente é uma história legal, apesar de ser bizarra haha

    Boa tua crítica, mas concordo com o cara ali de cima... Dá mais entonação pra tua voz, expressões também são muito boas pra prender a pessoa que te assiste :)
    Fora isso, achei muito legal

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pra mim foi tão difícil levar com aquela narrativa, tão cansativa e sem graça...! Mas a história estava boa, até que começou a ficar bizarra demais XP
      Obrigada pelas dicas :)
      Beijo

      Excluir
  5. Realmente existem muitas outras pessoas que não gostaram desse livro. No ano passado, eu me deparei com A Sombra do Vento e só de ler as primeiras páginas na livraria, eu já fiquei fascinada e decidi comprar. Até agora "A Sombra do Vento" está entre os meus livros favoritos. Eu gostei tanto, acredito que foi o livro em que senti mais simpatia e familiaridade com os personagens. Semanas atrás, decidi procurar saber mais sobre o autor e se havia mais algum outro livro e vi comentários tanto sobre "Marina" como "O Jogo do Anjo" que até me fizeram desistir de lê-los. Claro, eu ainda não tive oportunidade de ler as primeiras páginas de ambos, como aconteceu com "A Sombra do Vento". Quem sabe se eu começar a ler, eu não me interesse?! Creio também, que é questão de gostos. Vários livros que eu já li e adorei, eu já vi muita gente dizendo que detestou rsrs...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Gosto vai ser um assunto polêmico até o fim dos tempos, no final tudo depende dele mesmo. "A sombra do vento" é realmente maravilhoso, e como vi tantos comentários positivos sobre "Marina", achei que iria ficar pelo menos próximo...Também vi muitos comentários sobre "O jogo do anjo" tão desanimadores que estou hesitando para ler.
      Enfim, se for ler, cuidado com as expectativas! Argh, elas são cruéis!

      Excluir
  6. Tenho uma opinião diferente. Adorei "Marina" e gostei de "A Sombra do Vento". Acabei de ler "O Príncipe da Névoa Vol. I" e ainda vou ler "O Jogo do Anjo".
    Quanto à narrativa de "Marina" achei muito boa, é uma pena que de tanto a gente ler e (no meu caso) vê filmes, tem coisas que a gente já sabe que vai acontecer. Eu já sabia o final no meio do livro e foi isso que me deixou meio desmotivada no final.
    Quando ao seu vídeo, eu concordo com o pessoal, só falta um tiquinho mais de entonação na sua narrativa. Não acho que falta entusiasmo.
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rê! Não sabia desse "O príncipe da névoa", vou dar uma olhada...
      E a narrativa é mesmo boa, uma escrita maravilhosa, mas repetitiva e sem conseguir formar a tensão necessária.
      E valeu por falar o que achar que falta! Só vai me ajudar para o próximo video.
      Beijo!

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas